No dia 15 de setembro de 2016, na 13° edição do Moodle Moot, realizado em UFPF – Universidade Federal de Juiz de Fora, foi lançado a versão 1.4 do plugin de matrícula Badiu Grade Curricular.
A nova versão traz como novidade o processamento automático de matrícula pelo cron. Quando o aluno atingir o pré-requisito, automaticamente é inscrito no novo curso pelo cron. Além disso, recebe uma mensagem de e-mail informando qual é o novo curso que foi inscrito.

O formulário de configuração traz novos campos como mostra a tabela a seguir.

Formulário de configuração de cron

Campo Descrição
Processar inscrição automática pelo cron Se não for habilitado o cron não será processado. O aluno será inscrito no curso quando ele manualmente clicar no curso.
Enviar e-mail ao aluno Se habilitado, será enviado mensagem para o e-mail do aluno informando que ele já foi inscrito no novo curso
Assunto do e-mail que será enviada ao aluno Personaliza o assunto, ou seja, o título da mensagem de e-mail. É possível usar expressões para customizar a mensagem
Mensagem do e-mail que será enviada ao aluno Personaliza a mensagem que será enviada ao aluno, por  e-mail. É possível usar expressões para customizar a mensagem.

 

As mensagens que serão enviadas por e-mail podem ser configuradas  com expressões especificadas na tabela  a seguir. Isso possibilita customizar as mensagens. As expressões serão trocadas pelo texto na hora de ser processado. Assim ficas customizado para cada usuário e para cada curso.

 

Expressão Descrição
{USER_FIRSTNAME} Nome do usuário
{USER_FULLNAME} Nome do usuário
{COURSE_APPROVED_NAME} Nome do curso em que foi aprovado
{COURSE_APPROVED_SHORTNAME} Nome breve do curso em que foi aprovado
{COURSE_APPROVED_URL} Url do curso em que foi aprovado
{COURSE_APPROVED_LINK} Link do curso em que foi aprovado
{COURSE_ENROLED_NAME} Nome do curso em que foi inscrito
{COURSE_ENROLED_SHORTNAME} Nome breve do curso em que foi inscrito
{COURSE_ENROLED_URL} Url do curso em que foi inscrito
{COURSE_ENROLED_LINK} Link do curso em que foi inscrito

 

Acesso ao Plugin

Download Badiu Grade Curricular 1.4
 Versão mais recente é 1.6 Badiu Grade Curricular 1.6
Apresentação da palestra Power point
Fórum de debate da comunidade Badiu Fórum de administradores do Moodle

 

Acesse fórum da comunidade Badiu para postar dúvidas ou sugestões sobre o plugin

No próximo Moodle Moot será lança uma nova atualização do plugin. Caso tiver sugestão de funcionalidades a ser incorporado, faça comentário no fórum da comunidade Badiu.