Foi lançada a versão 1.6 do plugin Badiu Grade Curricular em 8 de fevereiro de 2019. Essa versão replica o cadastro no grupo de forma automática.

A nova funcionalidade consiste em importar a configuração do grupo em que o aluno está inscrito no curso pré-requisito. Se no curso pré-requisito o aluno estiver inscrito no Grupo A, ao ser inscrito no novo curso, automaticamente será inscrito no Grupo A. Caso o grupo ainda não existir, será criado automaticamente. Clique aqui e veja vídeo tutorial detalhado sobre essa funcionalidade.

Essa funcionalidade se aplica se na configuração do plugin, o campo Replicar inscrição no grupo que existe no curso pré-requisito for habilitado, ou seja, marcado com a opção Sim, como ilustra a imagem a seguir.

Atualização do plugin

Caso o plugin já estiver instalado, e gostaria de atualizar para incorporar a nova funcionalidade, faça atualização. Após isso, altere as regras da configuração do plugin em cada curso já criado que pretende adicionar essa regra. A alteração consiste em ativar o campo Replicar inscrição no grupo que existe no curso pré-requisito.

 

Rodar script para replicar inscrição no grupo nos cursos antigos

Ao habilitar a configuração nos cursos antigos, a nova regra de replicar inscrição no grupo, só se aplica para as novas inscrições. Para as antigas, isso pode ser solucionado rodando um script. Segue instruções a seguir para executar scritp.
I – Consultar lista de usuário sem grupo em cada curso
URL: MOODLE_URL/enrol/badiugcurricular/_extra/replicategroupback.php
Descrição: Lista todos os métodos de inscrição habilitado nos cursos e total de usuários sem grupos que podem ser processados, ou seja, realocados nos grupos conforme o curso pré-requisito
II – Processar inscrição no grupo
URL: MOODLE_URL/enrol/badiugcurricular/_extra/replicategroupback.php ?exec=1
Descrição: Processa importação de configuração do grupo para os usuários sem grupo. A execução é feita se o usuário tiver inscrição no grupo pré-requisito.
III – Consultar lista / processar inscrição só de um determinado curso

Descrição: Ao adicionar parâmetro courseid=? no URL, filtra a consulta e a execução só em um determinado curso.

URL de consulta de um curso:
MOODLE_URL/enrol/badiugcurricular/_extra/replicategroupback.php?courseid=?

URL para processar inscrição de um curso:
MOODLE_URL/enrol/badiugcurricular/_extra/replicategroupback.php? exec=1&courseid=?

Para ambos os URLs acima, é necessário passar parâmetro id do curso em courseid=?

O procedimento recomendado, é executar inscrição apenas em um determinado curso. Dando certo, processe para os demais. Ao processar, é gerado um log. Sempre grave esse log em um arquivo, caso alguma coisa der errado. Nessa situação, o log ajuda.

Cuidados a serem tomados

Tendo em conta que essa funcionalidade cria grupo automaticamente no curso, caso não houver uma padronização de grupos, pode ocorrer duplicação de grupos. Isso gera bagunça no curso.
Imagina e seguinte situação. O aluno inscrito no Curso II, foi inscrito manualmente em um grupo cujo nome for Estudantes de Cabo Verde. Já no curso pré-requisito (Curso I), existe esse mesmo grupo com nome Estudante de Cabo Verde em que esse aluno está inscrito. Neste caso, note que o nome do grupo no curso alvo e no curso pré-requisito são diferentes. No curso I, o grupo está escrito no singular e no Curso II está no plural. Neste caso, ao rodar o script ou mesmo ao realizar inscrição via manual / cron, o grupo será replicado. Isso porque quanto plugin vai replicar inscrição no grupo, antes verifica se o grupo já existe. A checagem é feita primeiro pelo número de identificação do grupo. Se não existir, a verificação é feita pelo nome. Não existindo, será criado um novo grupo.

Por isso que antes de executar o script, faça uma checagem manual. O plugin Badiu MReport, tem relatórios que auxilia nesse processo.
Qualquer dúvida ou comentário, ente na Comunidade Badiu e compartilhe.