Este post tem por objetivo apresentar as opçõe de relatórios globais de turmas (grupos) na Plataforma Moodle, usando o plugin MReport.
Quando falamos em grupo / turma na Plataforma Moodle estamos referindo a grupos que são criados dentro do ambiente de curso para isolar as turmas e compartilhar o mesmo conteúdo do curso.

Nos relatórios do MReport foi adicionado a opção de incluir campo grupo / turma em que o participante está vinculado. Além disso, há opção de efetuar filtro pelo nome ou número de identificação dos grupos. Isso já está implementados nos relatórios gerais de inscrição (matrícula no curso, nota final, conclusão de curso e falta de acesso no curso). Também foi adicionado no relatório dos alunos que não enviaram a tarefa. Em breve, será adicionado nos demais relatórios.

Para efetuar demonstração, vamos escolher o relatório geral de nota final no curso. Acesse o relatório geral de nota navegando em Inscrição / Nota final no curso. Ao efetuar acesso, habilite pesquisa avançada. Na lista de abas de do formulário, selecione a opção Grupo / turma, como mostra a figura abaixo.

Filtro de grupo / turma no relatório

Filtro de grupo / turma no relatório

 

Campo Descrição
Adicionar campo grupo no relatório Essa configuração exibe ou não o campo grupo /turma no relatório. Se habilitado, ou seja, marcar a opção Sim, para cada linha no relatório será adicionado a relação de  grupo / turma em que o usuário está está vinculado.
Grupo / Turma Este campo é para efetuar filtro de relatório pela palavra chave do grupo / turma. Filtra apenas usuários que estão inscritos ao grupo pela palavra chave que compõe nome do grupo / turma.
Número de identificação do grupo Este campo faz filtro do grupo pelo número de identificação. Uma vez configurado, retorna apenas registros que estiverem vinculados a regra de filtro.

 

Como demonstra a tabela acima, pode ser efetuada filtro com combinação desses campos. O primeiro campo, Adicionar campo grupo no relatório, permite exibir no relatório um novo campo com informações de grupo de cada usuário, como ilustra a figura a seguir.

Exemplo de grupo / turma adicionado no relatório geral de nota

Exemplo de grupo / turma adicionado no relatório geral de nota

Como ilustra a imagem acima, a coluna Grupo / turma foi adicionado. Se um usuário estiver vinculado a mais de um grupo no mesmo curso,  aparece a lista de grupos separados por vírgula;

 

Esta configuração pode ser habilitado em vários relatórios tais como:

  • Alunos concluintes
  • Alunos sem acesso
  • Log de acesso
  • Cursos mais acessados
  • Atividades mais acessadas

 

Essa mesma configuração pode ser aplicada no grupo cohort. E ainda pode ser combinado com campos de perfil do usuário.  Desta forma, pode-se gerar um relatório que reúne informação completa de grupo / turma, grupo cohort e campos do perfil dos usuários.  Para ver vídeo sobre esse relatório, clique aqui.

Para comentar esse post ou compartilhar alguma dúvida ou sugestão, acesse o post sobre nota do MReport no fórum de debate da Comunidade Badiu