Este post tem por objetivo apresentar as opçõe de relatórios globais de grupo cohort na Plataforma Moodle,  usando o plugin MReport.

Quando falamos em grupo cohort na Plataforma Moodle estamos referindo a organização de cadastro de usuários em grupos, ou seja, categorização de usuários cadastrados em vários grupos. Geralmente esse grupos são usados para automatizar inscrição no curso .

Nos relatórios do MReport foi adicionado a opção de incluir campo grupo cohort em que o usuário está vinculado. Além disso, há opção de efetuar filtro pelo nome ou número de identificação dos grupos cohorts.  Isso já está implementados nos relatórios gerais de inscrição (matrícula no curso, nota final, conclusão de curso e falta de acesso no curso). Também foi adicionado no relatório dos alunos que não enviaram a tarefa. Em breve, será adicionado nos demais relatórios.

 

Para efetuar demonstração, vamos escolher o relatório Inscrição consolidado por usuário. Acesse esse relatório navegando em Inscrição / Inscrição consolidado por usuário. Ao  efetuar acesso, habilite pesquisa avançada. Na lista de abas de do formulário, selecione a opção Grupo cohort, como mostra a figura abaixo.

 

Formulário de filtro de grupo cohort

Formulário de filtro de grupo cohort

A tabela a seguir, descreve cada campo

 

Campo Descrição
Adicionar campo grupo cohort no relatório Essa configuração exibe ou não o campo grupo cohort no relatório. Se habilitado, ou seja, marcar a opção Sim, para cada linha no relatório será adicionado a relação de  grupo cohort em que o usuário está está vinculado.
Grupo cohort Este campo é para efetuar filtro de relatório pela palavra chave do grupo cohort. Filtra apenas usuários que estão inscritos ao grupo cohort pela palavra chave que compõe nome do grupo cohort.
Número de identificação do grupo Este campo faz filtro do grupo cohort pelo número de identificação. Uma vez configurado, retorna apenas registros que estiverem vinculados a regra de filtro.

Como demonstra a tabela acima, pode ser efetuada filtro com combinação desses campos. O primeiro campo, Adicionar campo grupo cohort no relatório, permite exibir no relatório um novo campo com informações de grupo de cada usuário, como ilustra a figura a seguir.

 

Relatório com grupo cohort adicionado

Relatório com grupo cohort adicionado

 

Como ilustra a imagem acima, a coluna Grupo chort foi adicionado. Se um usuário estiver vinculado a mais de um grupo cohort no mesmo curso,  aparece a lista de grupos separados por vírgula;

 

Esta configuração pode ser habilitado em vários relatórios tais como:

  • Alunos concluintes
  • Alunos sem acesso
  • Log de acesso
  • Cursos mais acessados
  • Atividades mais acessadas

 

Essa mesma configuração pode ser aplicada no grupo / turma configurado no curso. E ainda pode ser combinado com campos de perfil do usuário.  Desta forma, pode-se gerar um relatório que reúne informação completa de grupo / turma, grupo cohort e campos do perfil dos usuários.  Para ver vídeo sobre esse relatório, clique aqui.

Para comentar esse post ou compartilhar alguma dúvida ou sugestão, acesse o post sobre nota do MReport no fórum de debate da Comunidade Badiu