O objetivo deste post é mostrar como criar uma regra de inscrição no curso do Moodle usando a sincronização do grupo coorte.

Grupo coorte ou cohort é uma classificação de usuários na Plataforma Moole em nível do site. Ao vincular um grupo coorte a um curso, automaticamente todos os membros vinculados ao grupo serão automaticamente inscritos no curso.

Isso facilita o processo de matrícula quando determinados grupos de usuários devem efetuar certos cursos. Por exemplo, todos os funcionários do departamento X deve realizar os cursos A, B, C …

Para inscrever um grupo coorte em um determinado curso, siga os seguintes passos:

1º Passo – Acesse ambiente do curo
Acesse o ambiente do curso que deseja habilitar inscrição pelo grupo coorte. Você deve estar logado no Moodle com a senha de admin ou do tutor. Se for com a senha de tutor, este deve ter permissão de gerenciar inscrição.

2º Passo – Acesse painel de gerenciamento do método de inscrição
Para acessar o painel do gerenciamento do método de inscrição, navegue no link Usuários/Métodos de Inscrição no bloco de administração do curso, como mostra a figura abaixo.

1-moodle_curso_bloco_admin_metodo_inscricao
Feito isso, será exibido o painel de gerenciamento de método de inscrição, como mostra a figura abaixo.
4-moodle_curso_form_add_metodo_inscricao_cohort

3º Passo – Selecionar o método de inscrição coorte
Para adicionar um novo método de inscrição, selecione o tipo de método que pretende adicionar na caixa de seleção no final do painel, como mostra a figura abaixo. Selecione a opção Sincronização de coorte;
3-moodle_curso_tela_metodo_inscricao_cohort_selecionar
Feito isso, será aberta o formulário para configurar a sincronização do grupo coorte, como mostra a figura abaixo.
4-moodle_curso_form_add_metodo_inscricao_cohort

4º Passo – Preencha o formulário do método de inscrição coorte
A tabela a seguir faz uma descrição de cada campo do formulário

Campo Descrição
Nome personalizado da instância Nome de identificação do método de inscrição. Escolha um nome qualquer que identifica a regra de inscrição.
Ativo Esse campo especifica se o método de inscrição está habilito ou não. Caso não estiver ativa, todas as inscrições no curso por esse método ficarão inativas e os alunos não vão conseguem acessar o curso.
Coorte Selecione o grupo coorte que deve ser vinculado a esse método de inscrição.  As opções que aparecem aqui, são cadastradas na interface de gerenciamento do grupo coorte que fica nesse link: MOODLE_URL/ cohort/index.php. Veja o vídeo que explica como criar/gerenciar grupo coorte nesse link: http://moodleeduc.badiu.com.br/?p=194
Designar papel Esse campo especifica o perfil que os integrantes do grupo coorte devem ser matriculados no curso. Por padrão vem configurado com perfil estudante, ou seja, aluno.
Adicionar ao grupo Esse campo possibilita inscrever os membros do grupo coorte num determinado grupo específico dentro do curso.  A lista de opção de grupo mostra os grupos cadastrados dentro do curso.

Preencha os campos obrigatórios do formulário. O campo Nome personalizado da instância e o campo Coorte. Os demais campos podem ficar como estão, como mostra a figura abaixo.
5-moodle_curso_form_preenc_metodo_inscricao_cohort

5º Passo – Salvar o formulário
Após preencher o formulário, clique no botão Adicionar método. Feito isso, será exibido a regra de inscrição cadastrada como mostra a figura abaixo.
6-moodle_curso_metodo_inscricao_cohort_criado

Como mostra a figura acima, foi adicionado um método de inscrição com nome Departamento I. Escolhemos esse nome uma vez que esse método sincroniza com grupo coorte chamado Departamento I. Como no grupo coorte há dois membros cadastrados, automaticamente esses dois membros foram inscritos no curso.

Se novos usuários forem adicionados ao grupo coorte, automaticamente serão inscritos no curso. Se forem excluídos do grupo coorte, também serão excluídos do curso.

Grupo Coorte é uma estratégia de gestão de matrícula no curso em lote. Deve ser usado quando grupos específicos de usuários devem ser inscritos em vários cursos. Um grupo coorte pode ser vinculado a um ou mais cursos.