Este capítulo tem por objetivo apresentar o processo de oferta de um curso simples no Badiu SGA. Não explora de forma detalhada todas as funcionalidades do sistema. Se limite nas configurações mínimas sobre os seguintes itens:

  • Configurar integração com  Plataforma Moodle
  • Cadastro de categoria de curso;
  • Cadastro de curso;
  • Cadastro de turma

 

O objetivo de abordar esses itens consiste em apresentar o fluxo geral de navegação no sistema. Apresentação mais detalhada das funcionalidades será apresentado no próximo produto.

Para apresentar esse fluxo, será simulado um cenário de oferta. A partir desse cenário, será organizado a lógica de gestão do sistema de forma prática.

4.1 – Contexto de oferta de curso  

O sistema Badiu SGA tem uma arquitetura específica de organização de dados. Para apresentar essa arquitetura, será criado cenário prático com dados fictícios.

A arquitetura do SGA é organizado da seguinte forma:

  • Categoria de curso
  • Curso
  • Turma

 

A categoria de curso serve para organizar os cursos por área ou assunto temático. Um curso, ao ser criado, deve ser vinculado a uma determinada categoria. A oferta de curso é realizada através da turma.  Cada turma representa uma oferta do curso. Um curso pode ter várias ofertas, ou seja, várias turmas.

 

A lógica de funcionamento é, primeiro, criar uma categoria de curso. Em seguida, criar o curso. Por último, gerar oferta, ou seja, criar turma. A tabela a seguir apresenta um exemplo de curso para ser criado no sistema.

 

Categoria de curso Proteção de Crianças e Adolescentes
Curso Crianças e adolescentes em situação vulnerável
Descrição  do curso Identificar contextos sociais e econômicos que geram vulnerabilidade para crianças e adolescentes.
Carga horária 30  horas

 

4.2 – Acessar SGA  

Nesta parte vamos abordar o procedimento para acessar o sistema SGA. Há duas camadas de acesso. Uma no nível global do sistema e outra no nível específico do SGA.

Cada perfil configurado no sistema pode ser parametrizado para acessar, por padrão, uma determinada área do sistema.

 

4.2.1 – Acesso nível global do sistema

O acesso no nível global é feito no URL padrão do sistema BADIUNET_URL. Ao acessar, deve ser exibido uma tela similar a figura a seguir.

Nesta tela, para acessar o painel de gestão do SGA, basta clicar no card SG2.

IMAGEM 1

4.2.2 – Acesso nível do SGA

O endereço de acesso do SGA é BADIUNET_URL/tms. Ao logar no sistema, se o  perfil do seu usuários estiver habilitado para acessar esse endereço por padrão, automaticamente, será direcionado para esse endereço. Será apresentado uma tela similar a figura a seguir.

IMAGEM 2

Nesta tela, há opções para gestão de curso e turmas.

 

Caso esteja navegando na tela principal do sistema, para acessar a área do SGA, basta clicar no card GC2, como ilustra a figura a seguir.

 

IMAGEM 3

4.2.3 – Acessar Painel de gestão de curso no SGA

Para acessar o painel de gestão curso, interface que permite cadastrar novos cursos e categoria de curso, siga os seguintes passos:

  1. Acesse  painel do SGA como especifica o item 4.2.2;
  2. Clique na opçãoCurso. Feito isso, será exibido a tela de gestão de cadastro de curso, como ilustra a figura abaixo.

    IMAGEM 4

Uma outra alternativa, é acessar pelo seguinte endereço BADIUNET_URL/tms/discipline/index