Este post tem por objetivo apresentar as vantagens sobre o uso do sistema Badiu GC2 em ambiente corporativo integrado à Plataforma Moodle.
O uso do GC2 traz os seguintes benefícios:
- Centralização de dados de oferta independente da plataforma Moodle. Os dados estratégicos como usuários, curso, matrícula e certificado ficam centralizados no GC2. O Moodle cumpre apenas a missão de gerenciar salas de aulas online, o que é o seu foco principal. A parte de secretaria fica no sistema de gestão;
- A cada 6 meses é lançada uma nova versão do Moodle. As atualizações trazem evoluções constantes, o que torna a versão instalada obsoleta rapidamente. Com o uso do GC2, novas versões podem ser adicionadas sem a necessidade de atualizar versões anteriores caso ficarem obsoletas. Assim, os novos cursos ofertados podem ser alocados em novas instalações do Moodle. Os dados ficam sempre centralizados no sistema de gestão, oferecendo mais flexibilidade para aproveitar as inovações que as novas versões do Moodle trazem;
- O sistema GC2 traz possibilidades de classificação mais detalhadas das matrículas. O status da matrícula diferencia alunos ingressantes, concluintes e não concluintes. No grupo de ingressantes, classifica status em pré-matrícula, ativos, cursando. No grupo de não concluintes, ficam os status reprovados, evadidos, desistentes, inativos e cancelados. A categorização do status em várias camadas oportuniza gerar relatórios mais detalhados e acompanhamento da vida do aluno de forma mais eficiente ao longo da oferta. Essa funcionalidade supera uma das limitações da classificação do status da matrícula no Moodle que classifica aluno em ativo ou suspenso.
- Da mesma forma que o GC2 oferece mais opções de classificação do status da matrícula, também dispõe de classificações mais detalhadas sobre a situação do curso. Os cursos podem ser classificados pela modalidade de oferta (presencial, semipresencial e online), pela modalidade de gestão (com tutoria, autoinstrucional, apenas material de leitura), e pela modalidade de acesso (livre / restrito ).
- A emissão do certificado é centralizada pelo GC2. Isso evita a fragmentação de dados dispersos em diferentes instalações do Moodle. Além disso, implementa regras que o certificado fica retido, e só poderá ser emitido se o período de realização do curso for equivalente à carga horária. Isso evita a situação de imprimir o certificado com a data de realização inferior a carga horária. Isso geralmente acontece quando o aluno que já tem conhecimento do conteúdo e vai direto para a avaliação.
- O sistema GC2 traz funcionalidades que permitem segmentar o público que deve acessar cada curso. Além disso, oferece um fluxo de inscrição mais transparente. Para cada curso pode ser gerado um link de inscrição personalizado. O link de inscrição é vinculado ao processo de inscrição que define regras para cursos restritos e cursos livres. Todas as solicitações de inscrições são registradas no sistema. Quando se trata de cursos restritos, o usuário que tiver a solicitação for recusado pelo sistema, fica registrada a solicitação. A recusa pode ser revertida pelo administrador do sistema. O processo de inscrição do GC2 facilita a gestão de ofertas quando um curso tem limite de vagas. Novas solicitações ficam na lista de espera se o limite de vagas for atingido.
- Painel do aluno com informações centralizadas com o histórico do curso independemente de qual instância da Plataforma Moodle em que foi realizado. O painel do aluno coleta informações de curso em diferentes instâncias do Moodle e centraliza em um único local. Coleta nota, progresso e acesso. Isso faz com que a gestão de curso seja independente da versão do Moodle;
- Painel de relatório que permite efetuar acompanhamento de ingressantes, concluintes e não concluintes (evadido, desistentes, desligados etc). Informação detalhada por perfil de usuário, tipo de curso e área de conhecimento dos cursos.
Em resumo, o GC2 complementa a plataforma Moodle. O foco central do Moodle é a gestão de sala de aula virtual. O foco do GC2 é gestão administrativa de cursos.