Neste post vamos explicar como sair do ambiente do Moodle, ou seja como fazer o logout.

Depois de navegar pela plataforma Moodle, não basta fechar a janela para sair do Moodle. É necessário fazer logout para encerrar a seção da navegação. Se fechar o navegador sem encerrar a sessão, você continua logado. Neste caso, se uma outra pessoa abrir o mesmo navegador, pode navegar no Moodle na sua sessão, ou seja, com seu usuário logado se o tempo de sessão não tiver expirado. Então, por medidas de segurança, para saír do Moodle, siga os seguintes passos:

1° Passo – Localize o link sair
Localize tanto no canto superior direito da tela quanto no canto inferior o seu nome. Ao lado do seu nome, haverá o link sair como mostra a imagem abaixo.

localizar o link - Copia

2° Passo – Clicar no link sair
Para encerrar a sessão, clique no link sair, tanto no canto superior direito quanto no rodapé da página, como mostra a figura abaixo.
clicar no link - Copia

Feito isso, será aberta a página principal. Nessa página, verifique que no canto superior direito e no rodapé, o seu nome desapareceu. No lugar deve ficar:  Você ainda não se identificou. Ao lado há o link Acesso como mostra a figura abaixo.
depois de sair - Copia

Isso indica que você efetivamente já encerrou a sessão.

Esse procedimento de fazer logout é recomendado para evitar transtorno. Se você simplemente fechar o navegador sem encerrar a sessão, alguém mau intencionado pode navegar em seu nome. Pode fazer postagem no fórum, comentar postagem de colegas e até enviar trabalhos. Tudo isso em seu nome. Então não esqueça de encerrar a sessão, clicando no link Sair.

Dependendo da customização da interface gráfica da Plataforma Moodle, o link de Sair pode ter mudado de lugar ou até mudado de nome. Mas a lógica se mantém.

Coautoria: Cláudia Patricia Moniz Pinto Garcia