Este post tem por objetivo apresentar o relatório de quadro geral de notas de todos os cursos da Plataforma Moodle. Oferece informação detalhada de todas as notas de qualquer curso e qualquer aluno.

Este relatório é gerado pelo plugin Badiu MReport, uma ferramenta com muitas funcionalidades de extração de dados e monitoramento da Plataforma Moodle.

Esse relatório permite extrair quadro de nota completa de todos os alunos, de todas as atividades e de todos os cursos. Possibilidade exportar esses dados para excel além de agendar monitoramento. No agendamento, é possível programar mensagens de notificação aos alunos que tiveram determinada nota ou concluíram a atividade.  Também é possível programar mensagens para alertar tutor sobre alunos com nota inferior a determinados valores.

 

Para acessar esse relatório, navegue em Nota/ Nota de todas as atividades de todos os cursos. Feito isso, deve ser exibido o relatório, como ilustra a figura a seguir:

Nota Moodle

 

Como mostra a figura acima, o relatório traz um quadro detalhado de notas que foram lançados no Moodle em ordem decrescente da data. As colunas em destaques exibem nota que o aluno teve nas atividades. Segue descrição das colunas na tabela a seguir.

Campos dos relatório

Campo Descrição
Dados do usuário Nome, email, cidade são dados de identificação do usuário. Ainda pode ser adicionado os campos do perfil do usuário, grupo / turma e grupo cohort. Neste caso, basta ativar no formulário de filtro.
Dados da atividade A identificação da atividade é feita pelos campos:Item de avaliação - Nome da atividade

Plugin- Tipo de plugin usado para criar atividade

Curso- Curso em que a atividade está vinculada

Categoria de cursoCategoria de curso em que o curso está vinculado

Perfil de inscrição Os campos perfil e status da inscrição definem o vínculo do usuário no curso. Via de regra, é estudante ou outro perfil de estudante caso houver customização.O campo status de inscrição define se a inscrição do aluno / participantes está ativa ou não.
Data de lançamento / atualização da nota Data de atualização da nota se refere a data em que a nota foi alterada. Em algumas versões, esse campo representa data que a nota foi gerada quando o campo lançamento estiver vazia
Nota Os três campos trazem informação sobre notaNota  - Nota do aluno na atividade

Escala de nota- Nota máxima que o aluno pode ser avaliado

Rendimento - Percentagem da nota do aluno em relação a nota máxima

Conclusão da atividade Esse campo se refere ao status de conclusão da atividade. Informa o status de conclusão e a data de conclusão. O campo data pode estar preenchido e o campo status com valor não. Neste caso significa que o aluno ainda não completou. Tive registro de status, porém não concluído. Para mapear conclusão de atividades, é necessário que a atividade esteja configurada no Moodle para rastrear conclusão.

Você pode explorar esse relatório fazendo combinação de filtro de mais de 40 parâmetros. Isso pode ser feito na pesquisa avançada, como ilustra a figura a seguir.

Filtro relatório nota

A tabela a seguir descreve os grupos de campos de filtro.

Campos de filtro

Campo Descrição
Geral Neste grupo de campo, ficam as opções de filtro mais usadas:Período de atualização da nota – Data dinâmica de filtro de notas lançadas. Permite gerar relatório incremental. Esse filtro é recomendado usar programar agenda com dados incremental como: Enviar relatório de por e-mail das notas lançadas nos últimos 24 horas.

Nota – Filtro de nota. Tem opção de uso de operador igual, maior, menor e entre. Basta parametrizar valores usando esses operadores para gerenciar filtro.

Sem nota – Esse campo é importante para mapear alunos sem lançamento de nota. Neste caso, se habilitar sim, limpe os filtros feito nos campo nota e em outros campos como período de atualização da nota.

Atividade - Faz filtro das atividades avaliativas pelo nome ou id da atividade

Número de identificação da atividade - Faz filtro das atividades avaliativas pelo número de identificação. O filtro localiza texto digitado em qualquer parte do string no campo número de identificação.

Tipo de item de avaliação -

Plugin – Faz filtro pelo tipo de plugin em que a atividade foi criado. Por exemplo, para filtrar notas lançadas pelo questionário, basta selecionar opção quiz.

Curso  - Filtro de curso pelo nome, id ou nome breve

Perfil – Filtro pelo perfil  de inscrição no curso

Adicionar os campos do perfil do usuário no relatório – Essa opção adiciona no relatório os campos do perfil dos usuários.

Data de lançamento da nota Período de lançamento da nota - Data dinâmica de filtro de notas lançadas inseridas pela primeira vez e não a sua atualização. Permite gerar relatório incremental. Esse filtro é recomendado usar programar agenda com dados incremental. Em algumas versões, esse campo vem vazio. Neste caso, use o campo período de atualização da nota.Data de lançamento / atualização da nota – Trata-se da data estática de filtro de nota. Não é recomendo usar esse campo para programar agendas que devem ser executadas de forma periódica.
Conclusão de atividade Atividade concluída  – Opção de filtro de atividades concluídas pela configuração de rastreamento de conclusão.Período de conclusão da atividade - Filtro dinâmica sobre a data em que a atividade foi concluída. Esse filtro é importante para programar agenda.

Data de conclusão da atividade -  Trata-se da data estática para filtrar a conclusão de atividades

Data de inscrição Período de início da inscrição - Filtro dinâmica sobre a data de início de  inscrição dos participantes (alunos) no curso.Período de término da inscrição – Filtro dinâmica sobre a data de encerramento de  inscrição dos participantes (alunos) no curso.

Data de início da inscrição -  Filtro estático  sobre a data de início de  inscrição dos participantes (alunos) no curso.

Data de término da inscrição – Filtro estático sobre a data de encerramento de  inscrição dos participantes (alunos) no curso.

Acesso ao curso Participantes que acessaram o curso – Opção de filtro se alunos acessaram ou não o ambiente do curso do MoodlePeríodo – Opção de data dinâmica de filtro sobre o período em que os alunos realizaram acesso ao curso.
Método e status de inscrição Método de inscrição – Faz filtro pelo método de inscrição que usuário foi vinculado ao cursoStatus do método de inscrição – Faz filtro pelo status do método de inscrição

Status – Faz filtro pelo status de inscrição do usuário no curso

Inscrição dentro do período de validade – Faz filtro pelas inscrições ativas  pela validade /vigência das datas de início e encerramento da inscrição

Curso Curso acessível - Filtro de curso ativo e inativo. Curso inativos são cursos não acessíveis no Moodle. São cursos que na configuração ficam ocultas (ícone olhe fechado)Período de início do curso – Filtro dinâmica sobre a data de início do curso.

Data de início do curso -  Filtro estático sobre a data de início do curso.

Número de identificação do curso – Filtro pelo campo número de  identificação do curso. Filtro pela palavra chave que compõe o número de  identificação

Categoria de curso – Filtro pelo nome da categoria do curso em que o curso está vinculado

Grupo / turma Adicionar campo grupo no relatório – Adiciona no relatório campo sobre grupo que aluno está vinculado no ambiente de cursoGrupo / Turma - Faz filtro pelo nome do grupo independente do curso.

Número de identificação do grupo – Faz filtro pelo número de identificação do grupo independente do curso.

Usuário Cidade – Filtro no campo cidade cadastrado no perfil do usuário
País -  Filtro no campo páis  cadastrado no perfil do usuárioNum. de identificação – Filtro no campo páis  cadastrado no perfil do usuário

Cadastro confirmado – Filtre os usuários com cadastro confirmado ou não

Cadastro cancelado – Filtre os usuários com cadastro cancelado ou não

Cadastro suspenso – Filtre os usuários com cadastro suspenso  ou não

Grupo cohort Adicionar campo grupo cohort no relatório – Adiciona no relatório campo sobre grupo cohort que aluno está vinculado
Nome do grupo cohort -  Faz filtro pelo nome do grupo cohort independenteNúmero de identificação do grupo cohort – Faz filtro pelo número de identificação do grupo cohort

 

Esse relatório oferece um panorama geral de nota registrada na Plataforma Moodle. Acaba sendo uma grande ferramenta de auditoria sobre as informações ocultas no Moodle. A opção de agendamento acaba criando novos fontes de dados. Para explorar mais sobre isso, clique aqui e veja o tutorial sobre log  da agenda.

A opção de exportação lhe dá possibilidade gerar planilha excel com dados de nota. Você pode usar  excel para processar filtros e também backup das notas.

Para comentar esse post ou compartilhar alguma dúvida ou sugestão, acesse o fórum de debate sobre MReport na Comunidade Badiu