Este post tem por objetivo apresentar como a sincronização de usuários entre a Plataforma Moodle e o Sistema de Gestão Acadêmica – SGA deve ser configurada para garantir integração entre os dois sistemas.

A sincronização de usuário entre Moodle e um sistema externo é o pré-requisito para garantir a sincronização de matrícula e nota. Para sincronizar dados do usuário, é necessário entender os atributos que são fundamentais no processo de cadastro de usuário no Moodle.

A tabela a seguir descreve os principais atributos de cadastro de usuário no Moodle.

Há outros campos de cadastro além dos mencionados.

Atributos de cadastro de usuário no Moodle

Campos de cadastro Desrição
username Login do usuário.  Chave única de identificação de cada usuário. Para integração como outros sistemas, esse campo deve ser usado como chave de sincronização.
firstname Primeiro nome do usuário
lastname Sobrenome do usuário
email E-mail do usuários. Deve ser único para cada usuário
auth Método de autenticação do usuário no Moodle

No processo de integração o campo username geralmente é usado como elo entre usuários do Moodle e do sistema externo. Geralmente esse campo é usado para verificar se o usuário cadastrado no sistema externo, existe ou não no Moodle. Se não existir, será criado, se existir será atualizado caso houver alteração de dados no sistema externo, ou seja, SGA.

A integração do usuário, por padrão, ocorre pelo plugin de autenticação. A seguir, será abordado como funciona do fluxo de autenticação.

Processo de autenticação

O usuário loga no Moodle. Ao digitar login e senha na interface do Moodle, pelo login digitado, o core do Moodle verifica  se o usuário está cadastrado. Se estiver, carrega o plugin de autenticação vinculado ao usuário cadastrado no campo auth. Se for o plugin que faz checagem de login e senha numa base de dados externo, o que geralmente é usado, a autenticação ocorre na base externa. Se ocorrer com sucesso o usuário é logado no Moodle.

Já se o usuário não existir no Moodle, o plugin de autenticação no sistema externo habilitado no Moodle é acionado para verificar se o login e senha digitado conferem. Se sim, o usuário é inserido no Moodle e o acesso é realizado.

Em caso da variável url alternativo de login for configurado para o login ocorrer em um sistema externo, o fluxo não muda. Apenas a tela de login (formulário) que ficará da Plataforma Moodle.

Processo de cadastro de usuário
No processo de autenticação, o usuário é cadastrado no Moodle se ainda não tiver cadastro após autenticar no sistema externo. Via regra, é necessário ter cadastro de usuário antes dele ter logado. Neste caso, o cadastro pode ser feito de forma automática criando um script que importa para Moodle toda a lista de usuário do sistema externo ou efetuar cadastro manual de cada usuário.

Em ambas as situações, a regra básica é:

  1. Cadastrar no campo username o login do usuário do sistema externo;
  2. Cadastrar no campo auth, o método de autenticação configurado no Moodle para gerenciar autenticação remota;
  3. Os demais campos como nome, sobrenome e e-mail, de preferência, devem ser igual a do sistema externo. Também se não forem, não será problema para o funcionamento da integração.

Uma alternativa muito usada para cadastro manual é a importação de dados via arquivo csv. Isso permite efetuar cadastro em lote.

Em suma, o processo de integração do usuário com sistema de gestão acadêmica funciona  conforme os requisitos abordados acima. Entender esses requisitos é fundamental para mapear problemas de inconsistência de dados e duplicação de cadastro. A sincronização de usuário é o primeiro passo para avançar os demais sincronização como a da matrícula nos cursos.