Este post tem por objetivo explicar a estratégia de sincronização de oferta entre o Sistema de Gestão Acadêmica  – SGA, e a plataforma Moodle. Trata-se de apresentar como as disciplinas ofertadas nos cursos do SGA são organizadas no Moodle.

Para explicar esse processo, é necessário apresentar como o sistema de gestão acadêmica organiza os dados da oferta. E também, abordar como o Moodle organiza as salas de aula virtuais. Após essa exposição, ficará clara a diferença de arquitetura e o linguajar de cada um dos sistemas.

Estrutura do Sistema de Gestão Acadêmica

De modo geral, o sistema de gestão acadêmica organiza os dados em vários níveis. A tabela a seguir, aborda cada um desses níveis.

Níveis de organização de dados Descrição
Grade curricular Define um conjunto de disciplina que compõe um curso. Para cada disciplina específica a  carga horária, pré-requisitos e  status (obrigatório ou opcional). A grade curricular funciona como que se fosse um contrato, o que define escopo de um curso ou projeto educacional. A mudança que um curso sofre no decorrer do tempo ocorre pela grade curricular.
Oferta de curso Os seguintes itens  definem a oferta de um curso:

  • Grade curricular
  • Período de oferta
  • Instituição ofertante

Isso significa que a oferta é realizada por uma determinada instituição de ensino, em um determinado tempo e uma determinada grade curricular. Os alunos são matriculados na oferta. Concluem o curso ofertado quando realizarem as disciplinas definidas e cumprirem a  carga horária da grade curricular.

Disciplinas da oferta As disciplinas que fazem parte da grade curricular são instanciadas em cada oferta e disponibilizadas aos alunos. Os alunos são matriculadas nas disciplinas da oferta que fazem parte da grade curricular.
Turmas referente a disciplina ofertada A oferta das disciplinas são organizadas em turmas. A organização da turma é para limitar alunos por professor. Se cada professor pode lecionar até 25 alunos, e numa disciplinas houver 100 alunos matriculados, então serão divididas em 4 turmas de 25 alunos. Em suma, a turma é uma arranjo para alocar responsabilidade do professor para cada grupo de alunos.

A estrutura desenhada acima é uma estrutura complexa de um SGA. Não necessariamente todos os sistema acadêmicos seguem essa lógica. Em resumo, na gestão acadêmica, a oferta é organizada em três níveis:

  • Nìvel I – Oferta da grade curricular
  • Nível II – Disciplinas
  • Nível III – Turmas

Quando se oferta uma grade curricular, todas as disciplinas desta grade ficam disponíveis para os alunos inscritos na oferta. Quando os alunos forem matriculadas nas disciplinas, serão alocadas em turmas. O cronograma de aulas, gestão de notas e faltas ocorrem nas turmas. Em cada turma há um professor responsável. Uma disciplinas pode ter uma ou mais turmas.

 

Estrutura da Plataforma Moodle

A Plataforma Moodle é um sistema de gestão de sala de aulas online. Tem o propósito de oferecer uma interface de comunicação entre os sujeitos pedagógicos: educador e educando. Em outras palavras, entre alunos e professores.

A Plataforma Moodle organiza as informações em várias camadas. A tabela a seguir aborda cada uma das camadas.

Níveis de organização de dados Descrição
Categoria de curso Cada curso no Moodle deve ser vinculado obrigatoriamente a uma categoria de curso. A categoria pode ser organizados em subcamadas. Um categoria pode ter várias subcategoria. Uma subcategoria pode ter várias outras subcategorias. Assim sucessivamente. As categorias no Moodle são usadas para separar os cursos por áreas, assunto, tempo de oferta etc.
Curso O curso é a própria sala de aula virtual. É o espaço em que alunos e professores se encontram para realizarem a prática pedagógica. O curso é composto por um conjuntos de atividades que compõe o material didático.
Atividade Atividade (plugin) é componente tecnológico de comunicação que é usada para publicar material de didático, promover comunicação entre sujeitos pedagógicos e disponibilizar avaliação. A atividade é criado dentro de um curso. Um curso pode ter uma ou mais atividades.
Grupo no curso O grupo é um arranjo para separar responsabilidade dos professores  por determinado número de alunos. Os grupos são usados para dividir alunos por professor. Se num curso do Moodle houver 100 alunos, e cada professor deve acompanhar 25 alunos, então serão criados 4 grupos de 25 alunos. Cada professor ficará responsável por um grupo. O professor só visualiza o lista de alunos que ele acompanha. O conteúdo do curso (atividades vinculadas ao curso)  será o mesmo para todos os grupos.

 

No que tange ao processo de oferta de cursos no Moodle, podemos resumir a organização em três níveis:

  • Nível I – Categoria de curso
  • Nìvel II – Curso
  • Nível III – Grupo

Em uma categoria de curso, é criado um ou mais curso. No curso é organizado o material didático e alunos e professores são matriculado, ou seja, inscritos no curso. No ambiente do curso, os alunos e tutores  pode ser separados por grupo.

Integração do Moodle com Sistema de Gestão Acadêmica

Já apresentamos a estrutura de organização dos dois sistemas, Moodle e gestão acadêmica. Agora, vamos apresentar as estratégia de integração entre os dois sistemas. A tabela a seguir, mostra como cada nível de dados são sincronizados. Vamos apresentar dois cenários de sincronização, as mais comuns.

Cenário I – Sincronização no nível do curso do Moodle

Sistema de Gestão Acadêmica Plataforma Moodle Descrição
Oferta da grade curricular Categoria de curso Cada oferta da grade curricular no sistema de gestão acadêmica equivale a uma categoria de curso. Se a oferta for estruturada em semestre ou módulo. Cada semestre / módulo equivale a uma subcategoria de curso no Moodle.
Disciplinas da oferta Categoria de curso Cada disciplina da oferta no  sistema de gestão acadêmica equivale a uma subcategoria de curso no Moodle
Turma Curso Cada turma gerada  no  sistema de gestão acadêmica equivale a uma sala de aula no Moodle, ou seja, um curso no Moodle.

Neste cenário de organização, a estrutura hierárquica da gestão acadêmica: Oferta/Semestre/Disciplina/turma  vai equivaler no Moodle a Categoria de curso (referente a oferta no SGA) / Subcategoria de curso (referente ao semestre no SGA) / Subcategoria do curso (referente a disciplina no SGA)/ Curso (referente a turma  no SGA).

Neste cenário, o conteúdo do curso no Moodle é replicado em cada curso referentes a turma de uma mesma disciplina do SGA. Isso geralmente acaba consumindo mais espaço em disco no servidor em que Moodle está hospedado. Por outro lado dá mais liberdade para tutor editar conteúdo do curso  ou criar atividades extra caso for necessário. Neste contexto, o processo de gestão do Moodle é mais simplificado.


Cenário II – Sincronização no nível da turma do Moodle 

Sistema de Gestão Acadêmica Plataforma Moodle Descrição
Oferta da grade curricular Categoria de curso Cada oferta da grade curricular no sistema de gestão acadêmica equivale a uma categoria de curso. Se a oferta for estruturada em semestre ou módulo. Cada semestre / módulo equivale a uma subcategoria de curso no Moodle.
Disciplinas da oferta Curso Cada disciplina da oferta no  sistema de gestão acadêmica equivale a uma sala de aula, ou seja, a um curso no Moodle.
Turma Grupo Cada turma no sistema de gestão  acadêmica equivale a um grupo do curso no Moodle.

Neste cenário de organização, a estrutura hierárquica da gestão acadêmica: Oferta/Semestre/Disciplina/turma  vai equivaler no Moodle a Categoria de curso (referente a oferta no SGA) / Subcategoria de curso (referente ao semestre no SGA) / Curso  (referente a disciplina no SGA)/ Grupo  (referente a turma  no SGA).

Neste cenário, o conteúdo alocado no curso do Moodle é compartilhado para todos os grupos. Isso significa que a estrutura de conteúdo é rígida. O tutor não pode editar conteúdo ou adicionar novas atividades. Por outro lado, caso precisar criar uma atividade avaliativa extra, como prova de recuperação para determinado aluno ou grupo, acaba sendo um fator complicador já que o conteúdo é global. Neste caso, a atividade deve ser isolada usando a configuração agrupamento de grupo. Isso acaba tornando a gestão do Moodle muito complexa.


Consideraçõe finais

Ficou bem claro a diferença de arquitetura entre a Plataforma Moodle e sistema de gestão acadêmica. Também os termos usados têm significados diferentes. Por exemplo, quando usamos o termo curso, para gestão acadêmica, estamos referindo a uma grande curricular de um projeto pedagógico (um conjunto de disciplinas que compõe um curso como Direito, Sociologia, Pedagogia etc). Já esse mesmo termo no Moodle se refere a uma instância de sala de  aula virtual. Entender esses conceitos é fundamental para alinhar entendimento.

Para o processo de integração, na plataforma Moodle, o campo número de identificação (idnumber) que existe na categoria de curso, no curso e no grupo são usados para sincronizar com SGA. Esses campos recebem valores (chaves únicas) da unidade de informação correspondente no SGA.

Quando o Moodle é integrado com um sistema externo, há um padrão a ser seguido. Esse padrão deve fazer parte da guia do sistema e compartilhado como todos que administram Moodle. Isso garante uniformidade nos procedimentos de gestão. Quando há um padrão, fica até mais fácil explorar relatórios e efetuar monitoramento do Moodle usando o plugin MReport.