Este tutorial tem como objetivo principal mostrar o passo a passo de como efetuar a instalação do plugin Badiu Grade Curricular na Plataforma Moodle.

O plugin Badiu Grade Curricular é um plugin de inscrição da Plataforma Moodle que libera acesso ao curso se o aluno tiver nota de aprovação ou se concluiu o curso definido como pré-requisito. Isso possibilita montar uma trilha de aprendizagem, ou seja, um plano de aprendizagem em que o aluno só avança no próximo curso se fizer o curso anterior.
Esse plugin é compatível com a versão 2 e 3 da Plataforma Moodle. O Procedimento para efetuar a instalação é bem simples. Para isso, siga os passos a seguir:

1º Passo – Download
Faça download da versão mais recente plugin Badiu Grade Curricular. Versão 1.6 lançado em 08/02/2019.


2º Passo – Descompatar o arquivo

Descompate o arquivo que fez download. Feito isso, certifique que dentro da pasta badiugcurricular tem arquivos version.php,lib.php etc. A figura a seguir exibe a lista de arquivos do plugin.

1-moodle_badiu_grade_curricular_lista_arquivo

3° Passo – Coloque o arquivo no sistema do Moodle

Coloque a pasta badiugcurricular, através do FTP, dentro da pasta MOODLE_DIR_INSTALL/enrol no servidor em que o Moodle está instalado. A pasta enrol fica na raiz da instalação do Moodle. Está no mesmo nível de hierarquia que as pastas admin,course, mod e blocks.
4° Passo – Instalar no sistema
Logue no Moodle como administrador, clique em Avisos no bloco de administração do site.

2-bloco_admin_avisos_moodle

Ao acessar , o gerenciador do plugin será exibido a seguinte tela

3-moodle_gerenciardor_plugins


Clique no botão Atualizar base  de dados do Moodle agora. Feito isso deve ser exibido a tela de configuração global do plugin. Em seguida aparece a tela continuar, se isso acontecer e porque a instalação ocorreu com sucesso.

4-moodle-plugins-intalar-continuar

Após a instalação será exibido a tela de configuração padrão do plugin.

5-moodle_plugin_badiu_grade_curricular_install_config

 

Eesse formulário é um modelo que se aplica no formulário da cadastro de cada instância do Plugin. As configurações definida aqui ficam como valores padrão em cada a cada instância do plugin. Para avançar, clique no botão Salvar mudanças.
Agora você já está pronto para usar explorar o plugin. O próximo passo é habilitar o plugin para ficar visível no método de inscrição dos cursos.

Coautoria: Edmilnson Baessa