A versão mais recente do plugin MReport está disponível no site da Badiu. Clique aqui para acessar um tutorial mais atualizado  e link de download. Na nova versão o código de download está disponível no git

Para instalar o MRerpot no seu Moodle, basta instalar o plugin badiunet. Trata-se de um conector entre o  Moodle  e  Plataforma de serviço de relatório.  A  instalação segue a  mesma regra   que qualquer plugin da  plataforma Moodle.

Para instalar o MRport, siga os seguintes passos:

1°   Passo – Download
Faça download do código do pluguin badiunet. Esse código funciona para Moodle a partir da versão 2.7. Para moodle 2.0 até 2.6, alguns relatórios podem não funcionar como o relatório de log.

2°   Passo – Descompactar o arquivo
Descompacte o arquivo que fez download. Feito isso, verifique se os arquivos descompactados foram extraídos dentro da pasta badiunet. Dentro dessa pasta deve existir os seguintes arquivos:

  • webservice
  • lib
  • db
  • fcservice
  • lang
  • resources
  • synchttp
  • rauth.php
  • settings.php
  • version.php


3°   Passo – Instalar pasta/arquivo no Mooodle
Copie a pasta  badiunet descompactada para a pasta do seu servidor Moodle onde deve ficar os plugins  locias. A pasta de plugins locais é   MOODLE_DIR_INSTALL/local
 
4° Passo – Instalar no sistema
Logue no Moodle como administrador, clique em  Avisos no bloco de administração do site, como mostra a figura abaixo.

Habilitar instalação de novos plugins

O Moodle pode detetar um novo plugin e iniciar a instalação mesmo sem clicar no link avisos. 

Feito isso, o plugin  badiunet será automaticamente detectado. Basta clicar no botão Atualizar base de dados do Moodle no final da tela para finalizar a instalação, como ilustra a figura a seguir.

Instalação de Plugin MReport
5º - Acessar os relatórios

Para confirma que o plugin foi instalado com sucesso, acesse o plugin no seguinte endereço: MOODLE_URL/local/badiunet
Feito isso, será exibido o botão de ativação do serviço caso estiver acessando pela primeira vez.  Neste caso, ative o serviço. A ativação do serviço gera chave de segurança para comunicação com a plataforma de serviço. Feito isso, será exibido a lista opção de relatórios, como mostra a imagem a seguir.

Tela principal do MReport

Se a sua instalação do Moodle for local ou de intranet, ao acessar qualquer relatório será exibida uma tela em branco após alguma demora. Isso porque o plugin não funciona no Moodle offline.

 

Para comentar esse post ou compartilhar alguma dúvida ou sugestão, acesse o post sobre instalação do MReport no fórum de debate da Comunidade Badiu