Este post tem por objetivo apresentar como a sincronização de usuários entre a Plataforma Moodle e o Sistema de Gestão Acadêmica – SGA deve ser configurada para garantir integração entre os dois sistemas.
A sincronização de usuário entre Moodle e um sistema externo é o pré-requisito para garantir a sincronização de matrícula e nota. Para sincronizar dados do usuário, é necessário entender os atributos que são fundamentais no processo de cadastro de usuário no Moodle.
A tabela a seguir descreve os principais atributos de cadastro de usuário no Moodle.
Há outros campos de cadastro além dos mencionados.
Atributos de cadastro de usuário no Moodle
Campos de cadastro | Desrição |
username | Login do usuário. Chave única de identificação de cada usuário. Para integração como outros sistemas, esse campo deve ser usado como chave de sincronização. |
firstname | Primeiro nome do usuário |
lastname | Sobrenome do usuário |
E-mail do usuários. Deve ser único para cada usuário | |
auth | Método de autenticação do usuário no Moodle |
No processo de integração o campo username geralmente é usado como elo entre usuários do Moodle e do sistema externo. Geralmente esse campo é usado para verificar se o usuário cadastrado no sistema externo, existe ou não no Moodle. Se não existir, será criado, se existir será atualizado caso houver alteração de dados no sistema externo, ou seja, SGA.
A integração do usuário, por padrão, ocorre pelo plugin de autenticação. A seguir, será abordado como funciona do fluxo de autenticação.
Processo de autenticação
O usuário loga no Moodle. Ao digitar login e senha na interface do Moodle, pelo login digitado, o core do Moodle verifica se o usuário está cadastrado. Se estiver, carrega o plugin de autenticação vinculado ao usuário cadastrado no campo auth. Se for o plugin que faz checagem de login e senha numa base de dados externo, o que geralmente é usado, a autenticação ocorre na base externa. Se ocorrer com sucesso o usuário é logado no Moodle.
Já se o usuário não existir no Moodle, o plugin de autenticação no sistema externo habilitado no Moodle é acionado para verificar se o login e senha digitado conferem. Se sim, o usuário é inserido no Moodle e o acesso é realizado.
Em caso da variável url alternativo de login for configurado para o login ocorrer em um sistema externo, o fluxo não muda. Apenas a tela de login (formulário) que ficará da Plataforma Moodle.
Processo de cadastro de usuário
No processo de autenticação, o usuário é cadastrado no Moodle se ainda não tiver cadastro após autenticar no sistema externo. Via regra, é necessário ter cadastro de usuário antes dele ter logado. Neste caso, o cadastro pode ser feito de forma automática criando um script que importa para Moodle toda a lista de usuário do sistema externo ou efetuar cadastro manual de cada usuário.
Em ambas as situações, a regra básica é:
- Cadastrar no campo username o login do usuário do sistema externo;
- Cadastrar no campo auth, o método de autenticação configurado no Moodle para gerenciar autenticação remota;
- Os demais campos como nome, sobrenome e e-mail, de preferência, devem ser igual a do sistema externo. Também se não forem, não será problema para o funcionamento da integração.
Uma alternativa muito usada para cadastro manual é a importação de dados via arquivo csv. Isso permite efetuar cadastro em lote.
Em suma, o processo de integração do usuário com sistema de gestão acadêmica funciona conforme os requisitos abordados acima. Entender esses requisitos é fundamental para mapear problemas de inconsistência de dados e duplicação de cadastro. A sincronização de usuário é o primeiro passo para avançar os demais sincronização como a da matrícula nos cursos.