A Plataforma de Serviço Badiu MReport é um sistema  de relatórios do Moodle desenvolvido pela empresa Badiu.  Sua principal finalidade é suprir as deficiências do Moodle sobre:

  • Extração de relatórios gerenciais;
  • Monitoramento / acompanhamento dos cursos;
  • Exportação  e agendamento relatórios;

Esse sistema foi lançado em 2018 para substituir o sistema Badiu GMoodle

Segue a descrição das principais funcionalidades e  benefícios que o sistema MReport  possa oferece.
Para explorar mais sabre as funcionalidades, acesse esse link: https://moodleeduc.badiu.com.br/?p=448

1- Monitorar evasão
Através de indicadores de acesso e desempenho, o sistema permite mapear alunos ausentes  por meio de agendamento de relatórios que dispara notificação automática. Sendo assim, no decorrer do curso, é possível mapear de forma automática a tendência da evasão ou desistência. Isso oportuniza tomar medidas preventivas.

2-    Monitorar participação e desempenho
Através  de  indicares de acesso e nota, é  possível programar envio de relatórios e mensagens de notificação aos alunos. Assim, durante o período de oferta, seguintes eventos poderão ocorrer automaticamente:

  •  Notificação aos alunos sem acesso ou com baixo desempenho;
  • Envio de relatório ao tutor com a relação dos alunos sem acesso ou com baixo desempenho;
  • Notificação dos tutores sem acesso;
  • Envio de relatório aos coordenadores com a relação dos  tutores  sem acesso ao ambiente do curso.

3-    Relatórios detalhados
O MReport tem mais opções de relatório em comparação com a plataforma Moodle. Veja mais detalhes, no link: https://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=476
A extração de relatórios no MReport   é mais rápida e mais eficiente do que  a Plataforma Moodle. Sendo assim, o seu uso traz um ganho significativo para equipe de EAD.

4-    Plugin do Moodle
O MReport funciona no Moodle como plugin. Clique aqui e siga orientação sobre download e instalação.  Isso significa que os relatórios são acessados e gerados dentro do Moodle. O plugin, para funcionar, faz conexão com a plataforma de serviço online. Este tem a lógica sobre o processo de emissão de relatórios. As instruções sobre emissão e formatação de relatórios ficam na Plataforma de Serviço. Cabe ao Moodle processar emissão e entrega de relatórios. A comunicação entre Moodle e plataforma de serviço requer que o site Moodle esteja online.  O plugin não funciona em instalações de intranet ou localhost. Após instalar o plugin, é recomendado instalar um plugin adicional de bloco que facilita o processo de navegação.

5-    Customizar relatórios via webservice
Os relatórios emitidos pelo MReport podem ser customizados. A plataforma de serviço dispões de webservice e API  de comunicação para todos os relatórios. Isso possibilita mudar layout e estrutura de relatórios no Moodle. O uso de API ajuda a equipe técnica a focar nos requisitos do negócio do cliente, gerando relatórios rápidos sem perder tempo com a complexidade da arquitetura de banco de dados do Moodle. Para instalar o plugin de webservice, clique aqui e siga as orientações.

Para comentar esse post ou compartilhar alguma dúvida ou sugestão, acesse o fórum de debate sobre MReport na Comunidade Badiu