Uma das principais funcionalidades do Badiu MReport é o sistema de agendamento. Trata-se de programar execução de  um relatório para ser enviado por e-mail ou para enviar mensagem aos usuários, como notificar os alunos que não acessaram o curso  ou ambiente do Moodle.

     O funcionamento é simples. Ao navegar um um relatório e configurar o agendamento, fica programando para ser executado numa data futura.  Uma vez programado o envio de uma mensagem ou relatório, na data prevista, automaticamente será executada. Deste modo, o tutor pode planejar as mensagens que devem ser enviadas aos alunos antes do curso começar. 

    Para criar uma agenda programada, é necessário definir as seguintes configurações importantes definido a seguir:

  • Ação
  • Destinatário / Mensagem
  • Data de Execução

Ação
     A ação da agenda define a finalidade. Há duas alternativas de ação:

  • Enviar relatório
  • Enviar mensagem aos usuários filtrados no relatório

A primeira alternativa envia o relatório filtrado para um ou vários endereços de e-mail definidos. Já a segunda envia uma mensagem para todos os usuários filtrados no relatório.  A primeira alternativa pode ser usada para notificar o coordenador / tutor do curso sobre  a relação dos alunos ausentes ou com baixo desempenho. Já a segunda alternativa pode ser usada para enviar uma mensagem padrão para esses alunos.

Destinatário / Mensagem
O destinatário pode ser definida de forma manual ou automática. De forma manual, basta definir uma lista de e-mail separado por vírgula que a mensagem deve ser enviada. Se tratando de ação enviar uma mensagem para cada usuário filtrado no relatório, a a lista de e-mail definida recebe uma cópia da mensagem enviada e com a lista dos usuário que recebem a mensagem.

A outra forma de definir o destinatário é selecionar o perfil do usuário no curso. Por exemplo, se escolher o perfil do tutor, o usuários inscritos no curso com esse perfil receberão o relatório filtrado.  Se o relatório traz informação de mais de um curso, o tutor de cada curso receberá apenas dados do seu curso.

Além do destinatário, é necessário também configurar a mensagem.  Essa configuração depende do tipo de ação. Se a ação for enviar relatório, a mensagem é opcional. Se for definida, comporá o conteúdo do corpo do e-mail e o relatório fica em abaixo   Já se a ação for enviar mensagem aos usuários filtrados no relatório, a mensagem será obrigatório. Deve ser definida a mensagem que será enviada aos usuários. A mensagem pode ter expressões que serão substituídas na hora de execução. As expressões permite customizar mensagem para cada usuário. Consulte aqui a lista de expressões.

 

Data de Execução
A data de execução define se a agenda deve ser executada de forma rotineira ou numa data específica. A execução rotineira é uma execução que se repete varias vezes. Já  a data específica é executada  uma única vez. A execução rotineira pode ser periódica (diária, semanal e  mensal) ou por intervalo de tempo.  A última requer a definição de um intervalo de tempo, o que pode ser definido em minuto, hora, dia e mês. Se o intervalo for definido em dois dias, a agenda será executada a cada dois dias.

     Na definição da data, ainda há possibilidade de configurar o período em que a agenda deve ser executada. O período de execução é importante quando se trata de uma agenda rotineira. Por exemplo, uma agenda que deve ser executada toda semana pode ser limitada para ser processada só durante o período de dois meses.

Considerações finais

As configurações definidas aqui são o mais importantes. No entanto, há outras configurações que podem ser aplicadas ao realizar um agendamento de relatório.  Para usar sistema de agenda de forma eficiente, é necessário ter clareza sobre as regras de monitoramento do Moodle. Assim, pode criar agendas globais ao invés de repetir a mesma agenda em vários curso. Por exemplo, se definir como critério que alunos que ainda não concluíram o curso ficarem 7 dias sem acessar, é um aluno ausente, ao invés de criar uma agenda com essa regra em cada curso, pode criar uma única agenda no nível global que contempla todos os cursos.  A partir das regras globais é possível criar poucas agendas que fazem monitoramento em todos os cursos ativos no Moodle.

Para comentar esse post ou compartilhar alguma dúvida ou sugestão, acesse o fórum de debate sobre MReport na Comunidade Badiu