Para efetuar monitoramento na Plataforma Moodle é necessário definir indicadores operacionais que permitam automatizar processos. Este post tem por objetivos apresentar os principais indicadores para automatizar o monitoramento no Moodle ao usar o plugin de relatório Badiu MReport.

 

Este post apresenta os indicadores mais comuns de monitoramento que podem ser automatizados pelo MReport. Conhecer esses indicadores é um pré-requisitos para configurar planos de monitoramento.

 

Os indicadores de monitoramento mais comuns da plataforma Moodle  podem ser classificados nos seguintes grupos:

  • Oferta de curso
  • Conclusão de curso
  • Acesso ao curso
  • Entrega de tarefas

Cada grupo de indicador é composto por vários indicadores. A seguir vamos especificar o que compõem cada grupo.

 

1- Oferta de cursos

A oferta de curso pode ser desmembrado nos seguintes indicadores:

 1.1 Status do curso
Status do curso é uma configuração no Moodle que permite definir se o curso deve ficar visível ou oculto para os alunos. Geralmente essa configuração é usada para manter o curso inativa durante o período de configuração e alimentação do conteúdo ou após a oferta. No processo de monitoramento, deve ser configurado como ativo, ou seja, visível para mapear apenas os cursos em andamento.

1.2 – Data de início do curso
Trata-se da data em que se inicia o curso no Moodle. Esse indicador deve ser usado quando a oferta de curso é focado na agenda institucional. Por exemplo, o curso  começa numa determinada data e tem um prazo fixo de encerramento. Todos os alunos devem seguir o mesmo prazo. Nesse contexto, o uso dessa indicador permite delimitar os cursos vigentes. Essa configuração não deve ser usada  quando se trata de curso autoinstrucional, ou cursos em que nova turma (grupos) são alocados no mesmo ambiente de curso com data diferente de início / término.

1.3 – Data de início da inscrição do aluno
Trata-se da data em que se inicia a inscrição do aluno. Se a inscrição se inicia numa data futura, o aluno fica com status inativa. Esse indicador geralmente é usado em cursos autoinstrucionais em que cada aluno inicia curso em uma data diferente para  mapear apenas alunos ativos.

1.4 – Data de encerramento da inscrição do aluno
Trata-se da data em que se encerra a inscrição do aluno. Se essa data estiver expirada, o aluno fica com status inativa. Esse indicador geralmente é usado em cursos autoinstrucionais em que cada aluno tem um prazo de encerramento para  mapear apenas alunos ativos.

1.5 – Status da inscrição

Status de inscrição se refere a situação de inscrição do aluno no curso. É classificado em suspenso ou ativo. O status é também definido pelo  método de inscrição. Se o método de inscrição estiver suspenso, ou seja, inativa automaticamente todos as inscrições vinculadas ao método ficarão inativas. O que também interfere no status de inscrição é o período de validade validade. Qualquer inscrição com data de início no futuro ou data de término vencido fica com status inativo. Para efetuar monitoramento, é fundamental mapear apenas as inscrições com status ativos. Assim elimina alunos que foram suspensos ou cuja data de matrícula expirou.

a1.6 – Status de cadastro do usuário

Trata-se de mapear se o aluno inscrito no curso é um  usuário ativo. Na base do Moodle, o cadastro de usuário pode estar suspenso ou na lixeira, ou seja, apagado. Nessas situações o cadastro fica inativo, consequentemente as matrícula no curso ficam também inativas. Para o processo de monitoramento, é fundamental filtrar alunos cujo cadastro do usuário estiver ativa.  

2 – Conclusão de curso

Conclusão se trata dos alunos que finalizaram ou que foram aprovados no curso. Este indicador é fundamental no monitoramento. Por exemplo, ao monitorar alunos ausentes, é  necessário excluir da lista os que já concluíram. A conclusão pode ser desmembrado nos seguintes indicadores:

 

2.1 – Conclusão pela regra de rastreamento de conclusão
Esse indicador deve ser usado quando a configuração de conclusão do aluno é definido pelas regras de rastreamento de conclusão do curso no Moodle. Trata-se de uma configuração padrão do Moodle que permite fazer combinação de um conjunto de critérios. Esse indicador deve ser usado para mapear alunos concluinte e não concluintes.

 

2.1 – Data de conclusão do aluno pela regra de rastreamento de conclusão
Trata-se da data em que o aluno concluiu o curso pela regra de rastreamento de conclusão configurado no curso.  Quando o aluno atender os critérios, é cadastrado como concluinte do curso pelo cron. O registro de concluinte ocorre na data em que o cron for processado. Isso significa que que se o cron rodar muito depois do aluno ter atendido os critérios, fica com a data de conclusão inconsistente em relação a data que atendeu os critérios. Esse indicador é importante para mapear alunos que concluíram em um determinado período. No monitoramento, esse indicador pode ser usado para enviar mensagem parabenizando os novos concluintes.

 

2.2Nota final do curso

Trata-se da nota final do aluno no curso. Geralmente essa nota é resultado de cálculo das atividades avaliativas. Esse indicador geralmente é usado quando o critério de conclusão do curso é pela nota final,  em contextos em que o rastreamento de conclusão não estiver configurado.

 

2.3 Data de conclusão do aluno pela nota final do curso

Trata-se da data em que foi registrada a última atualização da nota final do aluno. Esse indicador geralmente é usado quando o critério de conclusão do curso é pela nota final,  em contextos em que o rastreamento de conclusão não estiver configurado. Este indicador é importante para mapear alunos que concluíram em um determinado período. No monitoramento isso pode ser usado para mapear concluintes recentes ou para identificar alunos com nota acima ou abaixo da nota de corte.

3 -Acesso ao curso

Acesso ao curso se refere ao registro de log sobre navegação do aluno no curso. Isso muito importante para mapear alunos ausentes. O acesso pode ser desmembrado nos seguintes indicadores:

 

3.1 – Data do último acesso ao curso

Trata-se do registro do último acesso feito pelo aluno no ambiente do curso. Esse indicador geralmente é usado para mapear alunos ausentes no curso, ou seja, alunos que deixaram de acessar.

 

3.2 – Alunos que nunca acessaram 

Trata-se de alunos ou participantes do curso que não tem registro da data do último acesso. Esse indicador permite separar alunos ausentes, que já fizeram pelo menos um acesso, de alunos que nunca acessaram o curso. Isso é importante para personalizar mensagem de notificação para cada caso.

4 – Entrega de tarefas

Trata-se de atividades do curso em que o aluno deve efetuar. Este pode ser desmembrado nos seguintes indicadores:

 

4.1 – Data programada para entrega da tarefa

Trata-se da data configurada na atividade que estipula o período em que o aluno deve realizar. Esta configuração existe no Moodle na atividade do tipo questionário (quiz) e atividade do tipo tarefa (assign). Esse indicador pode ser usado para informar alunos sobre a aproximação da data de entrega e  data de expiração das tarefas. Além disso, notificar atraso na entrega das atividades.

 

4.2 Data de entrega das tarefas

Trata-se da data em que o aluno enviou a tarefa. Esse indicador pode ser usado para efetuar uma alerta ao tutor que há tarefas aguardado correção caso for uma atividade que requer avaliação.  Por outro lado, pode ser usado para calcular atraso de correção.

Considerações finais 

A lista de indicadores abordados acima são peças chaves para montar regras e planos de monitoramento. Uma regra de monitoramento é composta por três itens:

  • Gerar uma lista de dados a partir de combinação de um conjunto de indicadores. Exemplo, mapear alunos ausentes no curso;
  • Definir uma ação. Exemplo, enviar uma mensagem de notificação para cada um dos alunos ausentes na lista;
  • Definir periodicidade da execução da ação. Exemplo, repetir a ação (enviar mensagem de notificação) a cada intervalo de 5 dias;

O plano de monitoramento é um conjunto de regras que permite efetuar uma acompanhamento de forma mais ampla. Por exemplo, monitorar o aluno em todo o percurso. Isso pode englobar, mensagem de boas vindas informando início do curso, mensagem de alerta informando ausência no curso, mensagem parabenizando a conclusão.

Para criar uma regra de monitoramento ou um plano de monitoramento no MReport é fundamental conhecer os indicadores. Esses indicadores são filtros que se aplicam para gerar relatórios da Plataforma Moodle.