Este post tem por objetivo mostrar como preencher os campos de configuração da agenda. Faz descrição de cada campo e orienta como preencher quando estiver criando ou editando uma agenda. O sistema de agenda pode ser usado em qualquer módulo desenvolvido no framework Badiu.Net como é o caso do MReport.

Você chega no formulário de configuração da agenda depois de  gerar um relatório e tentar agenda-lo.

O formulário é organizado em três abas:

  • Geral
  • Mensagem a ser enviada por e-mail
  • Rotina de execução

A primeira parte, se trata da configuração geral sobre identificação da agenda. Já a segunda parte define a configuração da mensagem que será encaminhada. Por último, é a configuração da periodicidade de execução, ou seja, até quando deve ser executado.

 

Geral 

A figura a seguir mostra os campos do  formulário, e a tabela descreve cada campo.

Configuração geral da agenda

Campo Descrição
Descrição Trata-se de um título ou texto descritivo para identificar a agenda. Como várias agendas são criadas, esse texto deve descrever o propósito da agenda.
Status Este campo vem preenchido por padrão como ativo. Uma agenda ativa pode ser processada. A outra alternativa de configuração é inativa. Neste caso,  agenda não será executada de forma automática via cron. É recomendado configurar o status da agenda como inativa enquanto estiver homologando ou checando cada item configurado. Também se precisar suspender execução de uma agenda já criada, mude status para inativa.
Ação Trata-se da ação que a agenda deve executar. Há seguintes opções:

  • Enviar relatório
  • Enviar mensagem aos usuários filtrados no relatório

Por padrão vem marcado a opção Enviar relatório. Essa opção dispara mensagem de e-mail com o conteúdo do relatório. O destinatário da mensagem são endereços de e-mail definidos no campo destinatário. Pode ser também perfis cadastrados no Moodle como tutor.  Esta última opção  se limita a alguns tipos de relatórios. Quando um perfil é selecionado como destinatário, este recebe apenas relatório do curso em que está vinculado.  

A opção  Enviar mensagem aos usuários filtrados no relatório significa que cada linha do relatório que tiver um campo de endereço  e-mail, será usado como destinatário para encaminhar uma mensagem. Essa ação só é possível  nos relatórios que retornam lista de usuários acompanhado de endereço de e-mail.

Enviar apenas relatório com registro Esta configuração define se mensagem de e-mail deve ser disparada caso o filtro de relatório não retornar nenhum registro. Por padrão, vem configurado como Sim, ou seja, enviar e-mail apenas se o relatório tiver dados.  Isso evita envio de e-mail vazios. Se for configurado como Não, email será enviado toda as vezes que a agenda executar. Imagine uma agenda que envia lista de novos usuários cadastrados a cada dia. Se em um determinado dia, não houver nenhum cadastro de usuário, mesmo assim será enviado um e-mail com relatório vazio. Isso pode ser útil em caso de checagem que nenhum evento ocorreu.

 

Mensagem a ser enviada por e-mail

A figura a seguir mostra os campos do  formulário, e a tabela descreve cada campo.

Configuração da mensagem a ser enviada por e-mail

Campo Descrição
Destinatário Neste campo deve ser cadastrado uma lista de e-mail separados por vírgula que devem receber mensagem.Se a ação  da agenda for  Enviar relatório, os e-mails especificados neste campo receberão o relatório processado pela agenda. Para essa ação, certos relatórios que envolvem curso, é possível selecionar, no campo a seguir, o perfil de inscrição do usuário no Moodle. Neste caso, o relatório é enviado ao e-mail do usuário que está inscrito no Moodle com o perfil selecionado. O relatório será fatiado, encaminhado apenas informações do curso vinculado ao perfil.  Essa configuração é muito usada para enviar relatórios ao tutor referentes aos alunos do curso que ele está acompanhando.
Se a ação  da agenda for Enviar mensagem aos usuários filtrados, o e-mail cadastrado no campo destinatário receberá uma mensagem com a lista de usuários em  que a mensagem foi enviada.
Assunto Trata-se do título do e-mail, ou seja, assunto da mensagem que será encaminhada
Mensagem a ser enviado por e-mail Neste campo digite a mensagem que deve ser enviada.
Se a ação da agenda for enviar relatório, o conteúdo do relatório (tabela) será anexada a mensagem digitada. Fica logo abaixo da mensagem.

 

Mensagem a ser enviada por e-mail

A figura a seguir mostra os campos do  formulário, e a tabela descreve cada campo.

Configuração do período de execução

Campo Descrição
Data de execução Trata-se da periodicidade em que a agenda deve ser executada. Há seguintes opções de configuração da periodicidade:

  • Diário
  • Semanal
  • Mensal
  • Intervalo de tempo
  • Data específica

Por padrão, vem marcada  a opção Data específica. No campo data vem a configuração da data hoje.

As outras opções, permitem definir intervalo de valores dinâmicos.

Diário -  a agenda será executada todos os dias em uma determinada hora.

Semanal –  a agenda será executa toda semana no dia de semana especificado.

Mensal -  a agenda será processado todos os menes no dia especificado.

Intervalo de tempo  – a agenda será executada no intervalo de tempo definido. Deve ser configurado dois parâmetros: quantidade e unidade de tempo. As unidades de tempo são: minuto, hora, dia, mês e ano. Por exemplo, se for configurado 3 dias, a agenda será executada a cada intervalo de 3 dias.

Período de execução Esta configuração determina o período em que a agenda deve ser executa. Esta configuração  é para limitar funcionamento quando se trata de execução rotineira, especificado anteriormente. São duas datas:
Data de início – é a data em que a agenda deve iniciar a execução.
Data final – é a data em que a agenda deve encerrar a execução.
Se as duas datas não forem definidas a agenda será executada sem fim se não for configurada como data específica. Se apenas a primeira data for definida, a agenda só se inicia a partir da data especificada. A mesma lógica se aplica na data de encerramento.

 

O conjunto de campos definidos nas tabelas acima organizados em três grupos  definem o escopo da agenda. Ao criar uma agenda, grande parte desses campos já vêm preenchidos com configuração padrão.

Agora que já sabe como funciona uma agenda, aproveite e explore os relatórios do MReport e planeje monitorar os cursos do Moodle de forma automática.

Se você ainda não instalou o plugin MReport no seu Moodle, aproveite clique aqui  instale e explore as funcionalidade de monitoramento. Isso vai trazer muita eficiência para o seu processo de oferta de cursos online no Moodle.

Para comentar esse post ou compartilhar alguma dúvida ou sugestão, acesse o fórum de debate sobre MReport na Comunidade Badiu