Este post tem por objetivo apresentar o relatório de engajamento dos participantes no curso do Moodle usando o plugin Badiu MReport. Trata-se de informação consolidado sobre percentagem de participantes inscritos no curso que realizaram acesso ao ambiente do curso no Moodle. Caso você ainda não tenha instalado o plugin MReport no seu Moodle, clique aqui para fazer download  e seguir orientação sobre instalação.

Esse relatório foi projeto para informar aos tutores / gestores o nível de engajamento dos alunos no curso. Oferecer uma visão panorâmica de quais cursos tem mais engajamento. Há possibilidade de exportar esse relatório para excel e também agendar. O agendamento permite programar envios automático por e-mail na data / período definido.

 

Para acessar esse relatório, navegue em Curso/ Engajamento consolidado por curso. Feito isso, deve ser exibido o relatório, como ilustra a figura a seguir. Por padrão, serão filtrados cursos que foram acessados nos últimos três dias. Esse parâmetro pode ser alterado na busca avançada.

Relatório de engajamento no Moodle

Relatório de engajamento no Moodle

O link de acesso ao relatório não será exibido caso seu Moodle estiver instalado numa base de dados que não seja MySQL.

Como mostra a figura acima, o relatório traz um quadro com informações e engajamento. Segue descrição das colunas na tabela a seguir.

 

Campos dos relatório

Campo Descrição
Dados do curso Os primeiros seis campos exibem informações sobre nome, nome breve, categoria e data de início do curso.
Quant. de participantes Esse campo exibe a contagem de total de participantes (aluno, tutor e outros perfis  inscritos no curso). São participantes ativos. Caso esse valor não bate com a quantidade de inscritos no Moodle, faça filtro, para exibir inscrições não ativas. Os parâmetros que definem se uma inscrição é ativa ou não são:

  • Status do método de inscrição
  • Status da inscrição
  • Período de validade de inscrição (data de início e data de término da inscrição)

Você pode manipular esses variáveis no filtro.

Quant. de participantes com acesso Trata-se dos participantes inscritos no curso que realizaram acesso, ou seja, acessaram o ambiente do curso pelo menos uma vez. Na busca avançada há parâmetros de filtro de tempo, perfil, período de inscrição etc.  que permite atualizar essa informação.
Percentagem de participantes com acesso Esse valor é calculado levando em conta o valor dos campos quantidade de participantes inscritos no curso e quantidade de participantes que acessaram o curso. A partir desses valores, é calculado a percentagem dos participantes inscritos que já acessaram. O resultado desse campo  representa o engajamento no curso.
Data do último acesso ao curso É a data que o curso foi acessado pela última vez pelos participantes inscritos.

Você pode explorar esse relatório fazendo combinação de filtro de mais de 27 parâmetros. Isso pode ser feito na pesquisa avançada, como ilustra a figura a seguir.

Formulário de filtro sobre relatório de engajamento no Moodle

Formulário de filtro sobre relatório de engajamento no Moodle

A tabela a seguir descreve os grupos de campos de filtro.

Campos de filtro

Campo Descrição
Geral Neste grupo de campo, ficam as opções de filtro mais usadas:Cursos que foram acessados – Esse filtro retorna apenas cursos que foram acessados no período definido. Trata-se da data dinâmica que efetua filtro por período que pode ser hora, dia ou mês. Esse filtro limita os cursos que devem ser processados pela data que foi acessado. A configuração padrão limita aos cursos que foram acessados recentemente. Por padrão esse parâmetro limita ao período de filtro de 60 dias. Esse limite é para evitar sobrecarga do banco de dados.
Participantes que acessaram o curso – Esse filtro mapea engajamento com recorte no tempo. Da lista de cursos filtrados, será feita a contagem dos participantes que acessaram no período definido neste campo. Assim, esse filtro atualiza os quatros último campos.  O filtro é feito pela  data dinâmica que define período que pode ser hora, dia, mês etc. Por exemplo, se definir neste campo 7 dias, o relatório será atualizado com informação de engajamento nos últimos 7 dias.  Esse filtro é importante para programar agendamento.  Assim o log da agenda vai registrar histórico de engajamento no tempo.

Perfil - este campo filtra participantes por perfis (aluno, professor etc). Ao efetuar o filtro, será atualizado informações dos últimos quatro campos. Campos que informa  participantes inscritos e participantes que acessaram. A percentagem de engajamento e data de último acesso também serão atualizados se limitando a perfil que foi filtrado. Esse campo permite mapear engajamento por perfil, ou seja, só tutores ou só alunos.

Curso Os filtros de curso impactam na lista de registros a serem exibidos. Cada campo de filtro nessa aba, retorna apenas cursos que atenderem os critério selecionados. O primeiro campo de filtro do curso é o campo para localizar curso pelo nome, id ou nome breve que fica inicio, fora da aba.Período de início do curso – Filtro dinâmica sobre a data de início do curso.
Data de início do curso -  Filtro estático sobre a data de início do curso.
Curso acessível - Filtro de curso ativo e inativo. Curso inativos são cursos não acessíveis no Moodle. São cursos que na configuração ficam ocultas (ícone olhe fechado)
Número de identificação do curso – Filtro pelo campo número de  identificação do curso. Filtro pela palavra chave que compõe o número de  identificação
Categoria de curso – Filtro pelo nome da categoria do curso em que o curso está vinculado
Método e status de inscrição Os filtros feitos nesta aba não impactam na quantidade de registro, ou seja, na lista de cursos exibidos no relatório. Impactam apenas nos dados de engajamento desses cursos, os últimos quatro campos.
Método de inscrição – Faz filtro pelo método de inscrição que usuário foi vinculado ao cursoStatus do método de inscrição – Faz filtro pelo status do método de inscrição
Status – Faz filtro pelo status de inscrição do usuário no curso
Inscrição dentro do período de validade – Faz filtro pelas inscrições ativas  pela validade /vigência das datas de início e encerramento da inscrição
Data de inscrição Os filtros feitos nesta aba não impactam na quantidade de registro, ou seja, na lista de cursos exibidos no relatório. Impactam apenas nos dados de engajamento desses cursos, os últimos quatro campos.
Período de início da inscrição - Filtro dinâmica sobre a data de início de  inscrição dos participantes (alunos) no curso.Período de término da inscrição – Filtro dinâmica sobre a data de encerramento de  inscrição dos participantes (alunos) no curso.

Data de início da inscrição -  Filtro estático  sobre a data de início de  inscrição dos participantes (alunos) no curso.
Data de término da inscrição – Filtro estático sobre a data de encerramento de  inscrição dos participantes (alunos) no curso.

Usuário Os filtros feitos nesta aba não impactam na quantidade de registro, ou seja, na lista de cursos exibidos no relatório. Impactam apenas nos dados de engajamento desses cursos, os últimos quatro campos.
Cidade – Filtro no campo cidade cadastrado no perfil do usuárioPaís -  Filtro no campo páis  cadastrado no perfil do usuário
Num. de identificação – Filtro no campo páis  cadastrado no perfil do usuário
Cadastro confirmado – Filtre os usuários com cadastro confirmado ou não
Cadastro cancelado – Filtre os usuários com cadastro cancelado ou não
Cadastro suspenso – Filtre os usuários com cadastro suspenso  ou não
Grupo / turma Os filtros efetuados nesta aba vão impactar tanto na lista de curso que serão retornados quanto nos dados de engajamento de cada curso.
Grupo / Turma - Faz filtro pelo nome do grupo independente do curso.Número de identificação do grupo – Faz filtro pelo número de identificação do grupo independente do curso.
Grupo cohort Os filtros efetuados nesta aba vão impactar tanto na lista de curso que serão retornados quanto nos dados de engajamento de cada curso.Nome do grupo cohort -  Faz filtro pelo nome do grupo cohort em que os participantes estão vinculados
Número de identificação do grupo cohort – Faz filtro pelo número de identificação do grupo cohort em que os participantes estão vinculados

 

Esse relatório oferece um panorama geral de engajamento de cursos que foram acessados recentemente. A opção de agendamento acaba criando novos fontes de dados, como mapear tendência de engajamento na linha de tempo. Para explorar mais sobre isso, clique aqui  e veja o tutorial sobre log  da agenda.

Para comentar esse post ou compartilhar alguma dúvida ou sugestão, acesse o fórum de debate sobre MReport na Comunidade Badiu